Viva Melhor
WEBMAIL


Viva Melhor


 Encontro de Coordenadoras dos NUCRESS, em Manaus, mostra realidade do CRESS e do interior


  13/12/2019



 

 

 

Na véspera da Reunião Ordinária de Pleno Ampliado, neste sábado (14), a Comissão de Seguridade Social (CSS) do CRESS do Amazonas realizou o Encontro de Coordenadoras dos NUCRESS, nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro, na sede do regional, no bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus. Com exceção do recém-criado núcleo em Tefé, os NUCRESS/AM de Manacapuru (Alto Solimões), Parintins (Baixo Amazonas) e Itacoatiara (Médio Amazonas) enviaram as respectivas coordenadoras para conhecerem, principalmente, a estrutura física, organograma, as responsabilidades e todo o funcionamento do CRESS 15ª Região/AM e das comissões na capital.


 

Com explicações detalhadas da 1ª secretária e atual coordenadora da Comissão de Formação Profissional, a conselheira Francileide Bindá, e também da coordenadora da CSS, a conselheira Mara Assis, o Encontro ainda informou sobre as mudanças do processo eleitoral para o próximo ano; as deliberações e bandeiras de lutas do Conjunto CFESS-CRESS; o pleito do NUCRESS de Manacapuru; os planos dos NUCRESS para 2020, com seus formulários e resoluções. Presentes no esclarecedor evento organizado pelo regional, estavam as coordenadoras Camila Lacerda, do NUCRESS Parintins, Gisele Matias, do NUCRESS Manacapuru, e Mônica Antunes, do NUCRESS Itacoatiara.


 

“É um momento muito significativo e importante (o Encontro de Coordenadoras dos NUCRESS), que consolida esse trabalho com os NUCRESS. Porque uma das propostas da campanha da (atual) gestão (do CRESS do Estado) ‘Nada a Temer, Lutar é Preciso!’ era, justamente, esse processo de interiorização. De incentivar e investir do CRESS nos municípios”, explicou Francileide.

 


 

 

 

A coordenadora da Comissão de Seguridade Social destacou o empenho dos quatro NUCRESS ativos no Amazonas em buscar a mobilização dos/as profissionais de serviço social e também em cumprir as deliberações do Conjunto CFESS-CRESS no interior do Estado. “Eu sempre verifiquei muito nos eventos do CRESS em Manaus a falta da participação de profissionais, apesar de todo a dedicação e trabalho para realizar um evento para a categoria. Mas vi que os profissionais do interior precisavam dessa mão do CRESS e abraçamos a causa do NUCRESS. E é muito gratificante olhar a mobilização e perceber que os NUCRESS estão fazendo a diferença”, afirmou Mara Assis.


 

Mara também elogiou a organização da unidade de Tefé (distante a 523 quilômetros a oeste da capital Manaus) do NUCRESS/AM – Médio Solimões, fundado no início do mês de novembro. Após um levantamento dos/as assistentes sociais do município, a coordenação do NUCRESS, em Tefé, conseguiu preencher com os membros do núcleo as quatro comissões: de Comunicação, Orientação e Fiscalização (COFI), Ética e Direitos Humanos (CEDH) e Seguridade Social (CSS).


 

Durante o Encontro, as coordenadoras de cada NUCRESS presente explicaram também os problemas enfrentados por cada extensão do Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS 15ª Região/AM) no interior e as particularidades de cada município para gerir os núcleos, conforme as demandas solicitadas. No encerramento, as prioridades e futuras ações/eventos dos NUCRESS foram debatidos, com importantes orientações das conselheiras do CRESS do Amazonas.

 

 

Atualmente, o NUCRESS de Manacapuru tem abrangência nos municípios de Anori, Caapiranga, Anamã, Novo Airão e Beruri. Já a unidade de Parintins engloba os municípios de Nhamundá, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Maués, enquanto o núcleo de Itacoatiara se estende aos municípios de Silves, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Urucurituba e Urucará. No caso do NUCRESS Tefé, os municípios atendidos são Carauari, Uarini, Alvarães, Juruá e Maraã. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS 15ª Região/AM)

Gestão Nada a Temer, Lutar é Preciso! – 2017/2020

Comissão de Comunicação

comunicacao@cress-am.org.br


Galeria de Fotos


Endereço

Manaus/Amazonas
Av. Theomário Pinto da Costa, 811, Sala 4B - Chapada - Edif. Skye Platinum Offices



Atendimentos

+55 92 3622-1436 / 3346-9968 / 99191-2942
+55 92 99191-2942



E-Mail

cress-am@cress-am.org.br


Redes Sociais