Viva Melhor
WEBMAIL


Viva Melhor


 CRESS presta homenagem a Dandara dos Palmares, influenciadora de Zumbi


  20/11/2020



 

Hoje (20), no Dia da Consciência Negra, o CRESS do Amazonas, por meio da Comissão de Ética e Direitos Humanos (CEDH), celebra esta importante data no calendário de lutas sociais. E além de homenagear a história de Zumbi dos Palmares, um dos grandes líderes quilombolas do período do Brasil Colônia e que lutou fortemente pela libertação dos negros escravizados, o regional relembra a trajetória de Dandara dos Palmares.

 

Esposa e mãe dos três filhos de Zumbi, Dandara foi uma mulher com liderança nata. Ela participava das batalhas geradas por ataques ao quilombo, era exímia capoeirista e lutava entre homens e mulheres para defender seu povo. De fundamental importância política, foi sob influência de Dandara que Zumbi assumiu a liderança do Quilombo dos Palmares, fato esse pouco conhecido e divulgado.

 

E que essa data de 20 de Novembro nos remeta a lembrar da luta de Zumbi, de Dandara e de todas as mulheres negras que foram silenciadas ou esquecidas pela história! Nesta sexta-feira, saudamos a todas e todos que, historicamente, lutaram pela libertação do povo negro e pela superação das desigualdades no combate ao racismo em todas as suas formas (estrutural, institucional e velado).

 

Saudamos em especial a todas as mulheres negras e guerreiras do Brasil, como Marielle Franco, Tereza de Benguela, Ângela Davis, Mariana Crioula, Luiza Mahin, Conceição Evaristo, Carolina de Jesus, Lélia González e Antonieta de Barros. Mães, ativistas e mulheres.

 

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS 15ª Região/AM)

Gestão Reconhecer a História para Garantir o Futuro – 2020/2023

Comissão de Comunicação

comunicacao@cress-am.org.br


Galeria de Fotos


Endereço

Manaus/Amazonas
Rua Theomário Pinto da Costa, 811 - 4 B - Chapada, 69050-020



Atendimentos

+55 92 3622-1436 / 3346-9968 / 99191-2942
+55 92 99191-2942



E-Mail

cress-am@cress-am.org.br


Redes Sociais